Escolas Técnicas Gratuitas

A adolescência é reconhecida como uma fase conturbada pela qual os jovens passam e além dos conflitos pessoais, os pais e jovens precisam também administrar outra questão muito importante, pois é esse o momento em que as escolhas feitas definirão o futuro profissional desses jovens.

A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio deve ser analisada com muita atenção pelos pais, pois além de ser uma excelente oportunidade de introduzir os jovens em um curso profissionalizante, há que se considerar o final desse processo, o vestibular.

Alunos da rede pública de ensino podem usufruir do sistema de cotas nas universidades públicas, os alunos provenientes da rede particular de ensino não são beneficiados por esse sistema e nesses casos, dependendo da concorrência de alunos por vaga na carreira escolhida pelo aluno, ser aprovado no vestibular será sinônimo de altos investimentos financeiros e de tempo, por isso, embora se tenha a impressão de que o vestibular é uma realidade distante quando o aluno ainda está no 9º ano do Ensino Fundamental, é preciso ter uma estratégia bem estabelecida para que a longo prazo, o aluno seja beneficiado por ela.

Então o que fazer ? O passo inicial é definir se o jovem manifesta interesse por alguma carreira técnica. Inclusive, pode ser que não exista interesse porque não há conhecimento sobre as opções de cursos e de escolas gratuitas em todo o Brasil, então, uma pesquisa nesse sentido é fundamental. Existem as instituições que são mais conhecidas, porque inclusive são as referências que os próprios alunos possuem e as instituições que talvez não sejam tão comuns para os alunos.

Como auxílio para pais e alunos, o Vestibulinho Nota 10 (VN10) inicia o mês de abril trazendo informações sobre escolas técnicas gratuitas de todo o Brasil, escolas essas que inclusive não são tão conhecidas pelos alunos, mas que são centros de grande relevância no cenário nacional.

A admissão nessas escolas ocorre através de provas chamadas de Vestibulinho e para que a aprovação seja garantida, os alunos devem preparar-se com antecedência, pois os conteúdos cobrados pelas provas de Vestibulinhos contemplam toda a formação escolar do Ensino Fundamental, de todas as áreas do conhecimento. Inclusive, algumas provas também exigem uma prova de Redação.

Para estudar de maneira eficiente para essas provas, é necessário que os candidatos sejam organizados e disciplinados e o mais importante : que sejam orientados por um profissional capacitado para avaliar o desenvolvimento do aluno durante o período de preparo.

O Vestibulinho Nota 10 (VN10) é um portal virtual em que o aluno encontra um curso estruturado com acompanhamento de um Coordenador Pedagógico e todos os conteúdos necessários para o preparo adequado para todas as provas de Vestibulinhos do nosso país e o maior benefício que a plataforma oferece é justamente o fato de que o aluno pode estudar onde ele quiser, em qualquer lugar que esteja, o que facilita bastante, principalmente porque dependendo da região em que o aluno resida, a mobilidade urbana pode ser um obstáculo, seja pelas grandes distâncias, trânsito ou alto custo, além da segurança.

A primeira instituição selecionada pelo VN10 para essa série de informações é O Colégio Termomecânica, na região do ABC, em São Paulo. O colégio oferece curso técnico de Mecânica para atender as demandas da indústria automobilística da mesma região, o berço da indústria automotiva no Brasil.

As inscrições para o exame seletivo deles já estão abertas e o ingresso para o segundo semestre de 2019 é para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio em 2018.

Para quem tiver interesse, com disciplina, organização e orientação, é possível preparar-se para a aprovação nessa prova!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *