Cotuca : Como é o curso de Alimentos?

O Profissional

O Técnico em Alimentos é o profissional que atua entre o Engenheiro de Alimentos e os operadores de produção na planta de processamento, gerenciando dados para o desenvolvimento de novos produtos. Auxilia ainda no controle de qualidade dos processos tecnológicos, higiênico-sanitários e sensoriais dos produtos em processamento e em desenvolvimento, nas indústrias de insumos e aditivos, de rações, bebidas, embalagens e em laboratórios de controle de qualidade.

O Curso

A formação técnica, com duração de 3 anos, somada ao estágio supervisionado, será desenvolvida em aulas teóricas e práticas, nos laboratórios de alimentos e planta-piloto de processamento, e orientada pelas recomendações propostas nas normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e dispositivos legais da área. O curso de Alimentos não tem como objetivo formar profissionais da área de Nutrição, embora o aluno aprenda conceitos e técnicas de Nutrição voltados para o melhor desempenho de suas atividades. O aluno, para ser bem sucedido neste curso, precisa gostar de matemática, física, biologia e química, pois o domínio desses conhecimentos é essencial para o aprendizado das técnicas de industrialização, conservação e análise dos alimentos.

O Mercado de Trabalho

Atua nas indústrias de Alimentos e relacionadas, em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos; estações de tratamento de água e resíduos; centros de pesquisa e desenvolvimento; restaurantes e/ou cozinhas industriais, hoteleiras e hospitalares; suporte para implantação das normas para certificação da qualidade; suporte de marketing e distribuição de produtos; suporte para elaboração de rótulos dos produtos alimentícios de acordo com normas estabelecidas pelos Ministérios da Agricultura e da Saúde; órgãos de vigilância sanitária municipais, estaduais e federais; em redes de supermercados, supervisionando o armazenamento, recepção e distribuição dos produtos; na prestação de serviços em laboratórios de análises de alimentos.

Modalidades

Modalidade: A – Integrado ao Ensino Médio (Catálogo Ingressantes a partir de 2020)
Código: 16
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração: 3 anos
Carga Horária: 1887 horas Formação Técnica integrada a 2516 horas Ensino Médio
Carga Horária Total: 4405 horas
Estágio: Opcional (Carga Horária: 540 horas) não obrigatório

Quer se preparar para o vestibulinho do Cotuca, sem sair de sua casa? O Vn10 é o maior  e mais completo pré-vestibulinho online, que vai te preparar para arrasar nesta prova. Na plataforma temos centenas de videoaulas, apostila digital, fórum de dúvidas, simulados online e o suporte de um time de feras nos vestibulinhos.

Fonte: https://cotuca.unicamp.br

Acesso: 02/08/2019

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *